sábado, 12 de setembro de 2009

Histórico CDI Rita Novais


No início do ano de 2002, o padre João Derickx, pároco da Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no bairro do Benguí, sensibilizado com a falta de formação profissional e cidadã das pessoas do bairro, procurou uma ONG chamada Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que trabalhava com a Inclusão Digital no Brasil em alguns países das Américas, África Europa e Japão. Através de alguns contatos (e-mail, telefone etc.) o padre João conheceu o CDI-Pará, que é uma extensão do CDI-Brasil que funciona no Rio de Janeiro-RJ. Através de alguns contatos com amigos o sonho começa a ser concretizado em parceria com a Paróquia. No dia 15 de setembro de 2002 o então sonho foi concretizado com a inauguração da Escola de Informática e Cidadania (EIC). A grande dúvida foi o nome que seria dado à escola e verificando alguns nomes nos arquivos da paróquia foi encontrado o nome de uma grande mulher; Rita Novais.
Rita Novais foi uma mulher que ao longo de sua vida lutou a favor dos direitos das mulheres do bairro do Benguí. Ela nunca se acovardou diante das situações que as mulheres do bairro levavam. Por ela ser uma mulher de garra e de coragem, o padre João Derickx e a Coordenação resolveram inaugurar a Escola de Informática e Cidadania com o nome de Rita Novais. Uma das grandes frases que o padre João sempre nos fala é que devemos ter a força e a coragem de lutar pelos nossos direitos, assim como Rita Novais lutou pelas mulheres. Desde a inauguração do CDI Comunidade Rita Novais, a mesmas ficou considerada como um grande meio de profissionalização na área de informática e na formação de pessoas na vida cidadã. A escola é composta por vinte computadores, sendo dois deles equipados com gravadora e leitora de CD e DVD que são usados para gravar os trabalhos, arquivos, vídeos educativos, gravações de fotos e entre outras atividades realizadas que registram os momentos no CDI e no bairro. A escola conta com oito educadores e quatro voluntários em fase de formação. Todos os educadores e voluntários são formados na própria escola e capacitados no CDI-PA, onde todos recebem capacitação na área de informática e formação na vida cidadã. É importante destacar que os alunos dedicados e engajados nos projetos sociais são chamados a fazer parte da nossa equipe de educadores. A escola oferece três cursos sendo Básico (três módulos e dois auxiliares; Windows, Word, Excel, digitação e cidadania), Avançado (três módulos e dois auxiliares; PowerPoint, Access, Internet, digitação e cidadania) e Manutenção (dois módulos e um auxiliar; manutenção de micro, instalação de programas e cidadania).
Até o presente momento, o CDI Comunidade Rita Novais já formou: 2359 alunos e 321 desistências, sendo no total 2680 alunos inscritos.